O Clube do Livro de Ribeirão das Neves como instrumento de mediação de leituras compartilhadas e pertencimento da comunidade

  • Jéssica Patricia Silva de Sá Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Andreza Gonçalves Barbosa Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Emanuelle Geórgia Amaral Ferreira Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Palavras-chave: Clube do livro, Leituras compartilhadas, Mediação da leitura, Pertencimento da comunidade

Resumo

Apresenta a experiência do Clube do Livro de Ribeirão das Neves com a promoção das leituras compartilhadas. O Clube do Livro situa-se no município de Ribeirão das Neves, Região Metropolitana de Belo Horizonte, em Minas Gerais. A iniciativa do Clube advém da própria comunidade que o enxerga como um espaço de socialização das leituras literárias e apropriação do espaço público. Desse modo, o objetivo do presente trabalho foi investigar o Clube do Livro de Ribeirão das Neves de forma a averiguar sua estrutura, história e atuação junto a comunidade. Como objetivos específicos elencamos: conhecer o Clube do Livro de Ribeirão das Neves, compreender a estrutura dos encontros, identificar as temáticas abordadas, verificar as ações de incentivo e mediação da leitura no grupo. Sendo uma pesquisa qualitativa, adotamos como técnicas de coleta de dados a observação participante e a realização da entrevista semiestruturada em dois momentos: em 2019 e em 2021, no contexto da pandemia. Com a realização da pesquisa, assinalamos a importância do Clube para a comunidade e o papel fundamental da mediação das leituras compartilhadas para o envolvimento e sensação de pertencimento pelo grupo.

Biografia do Autor

Jéssica Patricia Silva de Sá, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutoranda e Mestra (2018) em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Bacharela em Biblioteconomia (2016) pela mesma instituição. Integrante dos grupos de pesquisa: "Gabinete de Estudos da Informação e do Imaginário" (GEDII) - PPGCI/UFMG (2019-presente) e "Estudos em Práticas Informacionais e Cultura" (EPIC) - PPGCI/UFMG (2018-presente).

Andreza Gonçalves Barbosa, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutoranda e Mestra em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Bacharela em Biblioteconomia pela Escola de Ciência da Informação da UFMG. Especialista em Docência em Biblioteconomia e Gestão de Bibliotecas Públicas pela Faculdade UniBF.

Emanuelle Geórgia Amaral Ferreira, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Bacharel em Biblioteconomia, Mestra e Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Pesquisadora dos grupos de pesquisa Estudos em Práticas Informacionais e Cultura (EPIC/UFMG) (2014 - atual); Informação na Sociedade Contemporânea (UFRN) (2020 - atual) e Gabinete de Estudos da Informação e do Imaginário (GEDII/UFMG) (2021 - atual), ambos cadastrados no CNPq. Colaboradora no Projeto de Extensão "Observatório de boas práticas em torno do livro, da leitura, da literatura e da biblioteca" realizado na UFRN.

Referências

ALMEIDA, Patrícia Pinheiro. Fontes de informação literária na internet: uma avaliação. 2008. 91 f. Dissertação (Mestrado em Literatura) – Centro de Comunicação e Expressão, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2008.

ANGROSINO, Michael. Etnografia e observação participante. Porto Alegre: Artmed, 2009.

BONI, Valdete; QUARESMA, Sílvia Jurema. Aprendendo a entrevistar: como fazer entrevistas em Ciências Sociais. Revista Eletrônica dos Pós-Graduandos em Sociologia Política da UFSC, Florianópolis, v. 2, n. 1, p. 68-80, jan./jul. 2005. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/emtese/article/view/18027/16976. Acesso em: 7 jul. 2017.

CUNHA, Murilo Bastos da. Metodologia para estudo de usuários de informação científica e tecnológica. Revista de Biblioteconomia de Brasília, Brasília, v. 10, n. 2, p. 5-19, jul. 1982.

DARNTON, Robert. Primeiros passos para uma história da leitura. In: DARNTON, Robert. O beijo de Lamourette: mídia, cultura e revolução. São Paulo: Companhia das Letras, 2010. p. 87-103.

FREITAS, Cesar Gomes de. Desenvolvimento local e sentimento de pertença na comunidade de Cruzeiro do Sul - Acre. 2008. 104 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Local) – Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande, MS, 2008.

GOMES, Henriette Ferreira. A Dimensão dialógica, estética, formativa e ética da mediação da informação. Informação e Informação, Londrina, v. 19, n. 2, p. 46-59, maio/ago. 2014.

INSTITUTO Brasileiro de Geografia e Estatística. Ribeirão das Neves: Panorama. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/mg/ribeirao-das-neves/panorama. Acesso em: 03 abr. 2019.

LANKES, R. David. The Atlas of the New Librarianship. Cambridge: MIT Press, 2011.

LANKES, R. David. The New Librarianship field guide. Cambridge; London: The MIT Press, 2016.

MILANESI, Luís. Uma visão ampla e parcial. In: MILANESI, Luís. Biblioteca. São Paulo: Ateliê, 2002. p. 83 - 107.

PETIT, Michèle. A arte de ler ou como resistir à adversidade. São Paulo: Ed. 34, 2009.

ROUSE, Elis. Você já conhece o Clube do Livro de Ribeirão das Neves?. Literalmente uai. 16 abr. 2018. Disponível em: https://www.literalmenteuai.com.br/clube-do-livro-ribeirao-das-neves/. Acesso em: 14 abr. 2020.

Publicado
2022-01-09
Como Citar
SÁ, J. P. S. DE; BARBOSA, A. G.; FERREIRA, E. G. A. O Clube do Livro de Ribeirão das Neves como instrumento de mediação de leituras compartilhadas e pertencimento da comunidade. Folha de Rosto, v. 7, n. 3, p. 272-288, 9 jan. 2022.
Seção
Artigos