O Clube do Livro de Ribeirão das Neves como instrumento de mediação de leituras compartilhadas e pertencimento da comunidade
Resumen
Apresenta a experiência do Clube do Livro de Ribeirão das Neves com a promoção das leituras compartilhadas. O Clube do Livro situa-se no município de Ribeirão das Neves, Região Metropolitana de Belo Horizonte, em Minas Gerais. A iniciativa do Clube advém da própria comunidade que o enxerga como um espaço de socialização das leituras literárias e apropriação do espaço público. Desse modo, o objetivo do presente trabalho foi investigar o Clube do Livro de Ribeirão das Neves de forma a averiguar sua estrutura, história e atuação junto a comunidade. Como objetivos específicos elencamos: conhecer o Clube do Livro de Ribeirão das Neves, compreender a estrutura dos encontros, identificar as temáticas abordadas, verificar as ações de incentivo e mediação da leitura no grupo. Sendo uma pesquisa qualitativa, adotamos como técnicas de coleta de dados a observação participante e a realização da entrevista semiestruturada em dois momentos: em 2019 e em 2021, no contexto da pandemia. Com a realização da pesquisa, assinalamos a importância do Clube para a comunidade e o papel fundamental da mediação das leituras compartilhadas para o envolvimento e sensação de pertencimento pelo grupo.
Citas
ALMEIDA, Patrícia Pinheiro. Fontes de informação literária na internet: uma avaliação. 2008. 91 f. Dissertação (Mestrado em Literatura) – Centro de Comunicação e Expressão, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2008.
ANGROSINO, Michael. Etnografia e observação participante. Porto Alegre: Artmed, 2009.
BONI, Valdete; QUARESMA, Sílvia Jurema. Aprendendo a entrevistar: como fazer entrevistas em Ciências Sociais. Revista Eletrônica dos Pós-Graduandos em Sociologia Política da UFSC, Florianópolis, v. 2, n. 1, p. 68-80, jan./jul. 2005. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/emtese/article/view/18027/16976. Acesso em: 7 jul. 2017.
CUNHA, Murilo Bastos da. Metodologia para estudo de usuários de informação científica e tecnológica. Revista de Biblioteconomia de Brasília, Brasília, v. 10, n. 2, p. 5-19, jul. 1982.
DARNTON, Robert. Primeiros passos para uma história da leitura. In: DARNTON, Robert. O beijo de Lamourette: mídia, cultura e revolução. São Paulo: Companhia das Letras, 2010. p. 87-103.
FREITAS, Cesar Gomes de. Desenvolvimento local e sentimento de pertença na comunidade de Cruzeiro do Sul - Acre. 2008. 104 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Local) – Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande, MS, 2008.
GOMES, Henriette Ferreira. A Dimensão dialógica, estética, formativa e ética da mediação da informação. Informação e Informação, Londrina, v. 19, n. 2, p. 46-59, maio/ago. 2014.
INSTITUTO Brasileiro de Geografia e Estatística. Ribeirão das Neves: Panorama. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/mg/ribeirao-das-neves/panorama. Acesso em: 03 abr. 2019.
LANKES, R. David. The Atlas of the New Librarianship. Cambridge: MIT Press, 2011.
LANKES, R. David. The New Librarianship field guide. Cambridge; London: The MIT Press, 2016.
MILANESI, Luís. Uma visão ampla e parcial. In: MILANESI, Luís. Biblioteca. São Paulo: Ateliê, 2002. p. 83 - 107.
PETIT, Michèle. A arte de ler ou como resistir à adversidade. São Paulo: Ed. 34, 2009.
ROUSE, Elis. Você já conhece o Clube do Livro de Ribeirão das Neves?. Literalmente uai. 16 abr. 2018. Disponível em: https://www.literalmenteuai.com.br/clube-do-livro-ribeirao-das-neves/. Acesso em: 14 abr. 2020.
Derechos de autor 2022 Folha de Rosto
Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObrasDerivadas 4.0.
Ao encaminhar textos à revista, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica.
O trabalho publicado é considerado colaboração, portanto, o autor não será cobrado pela publicação ou receberá nenhum tipo de pagamento ou pró-labore.
Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições serão permitidas mediante menção às fontes.