Monitoria Acadêmica na disciplina Metodologia do Trabalho Científico no Curso de Graduação em Biblioteconomia da UFPB
Resumen
Na esfera das atividades de ensino em universidades encontra-se a monitoria acadêmica que oportuniza a autonomia e a formação dos monitores, instiga o desenvolvimento de competências, habilidades e conhecimentos, entre eles, sobre a gestão da informação. Nesse contexto, o objetivo da pesquisa em relato é analisar a atividade de monitoria desenvolvida na disciplina Metodologia do Trabalho Científico do Curso de Graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal da Paraíba, a partir da relação com a Gestão da informação. Metodologicamente, a pesquisa é bibliográfica, descritiva e de campo, com abordagem quantitativa e qualitativa. A coleta dos dados deu-se pela aplicação de questionário via Google Forms. Os resultados, apontam a adoção de estratégias baseadas nos princípios de gestão da informação a fim de facilitar a experiência de monitoria e aferir melhor interação na relação docente-monitora-discentes, entre elas: reuniões de orientação; participação em sala de aula; plantão de dúvidas presencial; acompanhamento online via WhatsApp; reuniões de estudo; elaboração de material e organização de gincanas. Conclui que a monitoria auxilia sobremaneira na formação acadêmica dos estudantes que a recebem. Ademais, permite ao monitor o aprendizado sobre o fazer docente, permitindo perceber, também, a importância da gestão da informação no processo de ensino-aprendizagem.
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