Monitoria Acadêmica na disciplina Metodologia do Trabalho Científico no Curso de Graduação em Biblioteconomia da UFPB
Resumo
Na esfera das atividades de ensino em universidades encontra-se a monitoria acadêmica que oportuniza a autonomia e a formação dos monitores, instiga o desenvolvimento de competências, habilidades e conhecimentos, entre eles, sobre a gestão da informação. Nesse contexto, o objetivo da pesquisa em relato é analisar a atividade de monitoria desenvolvida na disciplina Metodologia do Trabalho Científico do Curso de Graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal da Paraíba, a partir da relação com a Gestão da informação. Metodologicamente, a pesquisa é bibliográfica, descritiva e de campo, com abordagem quantitativa e qualitativa. A coleta dos dados deu-se pela aplicação de questionário via Google Forms. Os resultados, apontam a adoção de estratégias baseadas nos princípios de gestão da informação a fim de facilitar a experiência de monitoria e aferir melhor interação na relação docente-monitora-discentes, entre elas: reuniões de orientação; participação em sala de aula; plantão de dúvidas presencial; acompanhamento online via WhatsApp; reuniões de estudo; elaboração de material e organização de gincanas. Conclui que a monitoria auxilia sobremaneira na formação acadêmica dos estudantes que a recebem. Ademais, permite ao monitor o aprendizado sobre o fazer docente, permitindo perceber, também, a importância da gestão da informação no processo de ensino-aprendizagem.
Referências
BARROS, Aidil Jesus da Silveira; LEHFELD, Neide Aparecida de Souza. Fundamentos de metodologia científica. 3. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
BARROS, Dirlene Santos; MENDES, Reyjane dos Santos. A disciplina Metodologia do Trabalho Científico do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Maranhão e sua contribuição na produção científica. Biblionline, João Pessoa, v. 8, n. 2, p. 49-63, 2012. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/16344. Acesso em: 04 jan. 2020.
BASTOS, Cleverson; KELLER, Vicente. Aprendendo a aprender: introdução à metodologia científica. 28. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
BELLUZZO, Regina Celia Baptista. Bases teóricas de gestão da informação: das origens aos desafios na sociedade contemporânea. Palabra Clave, La Plata, v. 7, n. 1, p. 1-12, oct. 2017. Disponível em: http://eprints.rclis.org/32458/1/7457-Texto%20del%20art%C3%ADculo-18820-2-10-20171013.pdf. Acesso em: 14 jul. 2020.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Presidência da República, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm#art92. Acesso em: 12 fev. 2021.
CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO JUDAS. Por que fazer monitoria na faculdade. Unimonte: Centro Universitário São Judas, 2018. Disponível em: https://www.unimonte.br/blog/por-que-fazer-monitoria-na-faculdade/. Acesso em: 27 nov. 2020.
CHAVES, Ursula Silva Baptista. et al. Relato de experiência da utilização de metodologias ativas na prática da monitoria de um curso de Enfermagem. Research, Society and Development, [S.l.], v. 9, n. 9, p. 1-15, 2020. Disponível em: https://www.rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/7303/6470. Acesso em: 27 nov. 2020.
DAVENPORT, Thomas; PRUSAK, Laurence. Ecologia da informação: por que só a tecnologia não basta para o sucesso na era da informação. São Paulo: Futura, 1998.
GARCIA, Luciane Terra dos; SILVA FILHO, Luiz Gomes da; SILVA, Maria Verônica Gomes da. Monitoria e avaliação formativa em nível universitário: desafios e conquistas. Perspectiva, Florianópolis, v. 31, n. 3, p. 973-1003, set./dez. 2013. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795X.2013v31n3p973/27746. Acesso em: 23 out. 2019.
GONÇALVES, Mariana Fiuza et al. A importância da monitoria acadêmica no ensino superior. Pemo, Fortaleza, v. 3, n. 1, p. 1-12, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3757/3422. Acesso em: 11 fev. 2021.
OLIVEIRA, Tamires Aparecida Batista de; VALENÇA, Kleber Firpo Prado. A importância da metodologia científica para o ensino e aprendizagem no ensino superior. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 12., Curitiba, 2015. Anais [..]. Curitiba: EDUCERE, 2015. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/17807_10482.pdf. Acesso em: 11 fev. 2021.
ORTEGA, Luciane Meneguin. Programa Empreendedorismo-Escola: influenciando a universidade por meio do tripé ensino, pesquisa e extensão. Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace, Ribeirão Preto, v. 7, n. 1, p. 118-132, 2016. Disponível em: https://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/view/189/pdf_11. Acesso em: 27 nov. 2020.
SANTOS, Geovannia Mendonça; BATISTA, Sylvia Helena Souza da. Monitoria acadêmica na formação em/para a saúde: desafios e possibilidades no âmbito de um currículum interprofissional em saúde. ABCS Heath Sci, São Paulo, v. 40, n. 3, p. 203-207, 2015. Disponivel em: https://www.portalnepas.org.br/abcshs/article/view/796/691. Acesso em: 10 fev. 2021.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2017.
TARAPANOFF, Kira. Informação, conhecimento e inteligência em corporações. In: TARAPANOFF, kira. (org.). Inteligência, informação e conhecimento. Brasília: IBICT; UNESCO, 2006. cap. 1.
VICENZI, Balensiefer et al. A monitoria e seu papel no desenvolvimento da formação acadêmica. Revista Ciência em Extensão, São Paulo, v. 12, n. 3, p. 88-94, 2016. Disponível em: https://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/1257/1254. Acesso em: 27 nov. 2020.
Copyright (c) 2021 Folha de Rosto
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao encaminhar textos à revista, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica.
O trabalho publicado é considerado colaboração, portanto, o autor não será cobrado pela publicação ou receberá nenhum tipo de pagamento ou pró-labore.
Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições serão permitidas mediante menção às fontes.