Feminino, sexualidade e intelecção:

um estudo introdutório sobre Tomás de Aquino e Christine de Pizan

  • Evaniel Brás dos Santos Universidade Federal de Sergipe
  • Tiago Costa Almeida Faculdade Vicentina de Curitiba
Palavras-chave: Natureza, Causalidade, Feminino, Intelecção

Resumo

Resumo: O presente estudo investiga de modo introdutório como se articulam as noções de feminino, sexualidade e intelecção em Tomás de Aquino e Christine de Pizan. Buscamos entender, aqui, se, para os autores, a sexualidade humana possui alguma função na operação que apreende o inteligível, quer dizer, investigamos se a característica normal, material e natural de determinado corpo humano em possuir estes ou aqueles órgãos naturais têm influência na operação intelectual. Nesta investigação, ademais, nos concentramos na tese afirmada por Tomás segundo a qual a potência intelectual humana do animal fêmea é inferior à potência intelectual do animal macho e, isso, simplesmente porque o animal fêmea é fêmea, uma tese totalmente arbitrária e inconsistente, se lida a partir de noção de feminino de Christine. Para cumprir com o objetivo, o texto possui três seções. Na primeira, apresentamos a tese de Christine segundo a qual a fêmea humana é perfeita por natureza. Na segunda, por sua vez, analisamos a tese tomista segundo a qual não há uma mecânica própria para a geração da fêmea vivípara. Na terceira, enfim, investigamos os fundamentos da asserção tomista sobre a deficiência da intelecção feminina.

Biografia do Autor

Evaniel Brás dos Santos, Universidade Federal de Sergipe

Doutorado em Filosofia pela UNICAMP/2016, Pós-doutorado Júnior CNPq na Universidade Federal da Bahia (UFBA), Professor de Filosofia Medieval na Universidade Federal de Sergipe (UFS). Email: evanielbras@gmail.com

Tiago Costa Almeida, Faculdade Vicentina de Curitiba

Possui Bacharelado e Licenciatura em Filosofia, pela Faculdade Vicentina de Curitiba - FAVI (2010). Possui Especialização em DOCÊNCIA DO ENSINO SUPEIROR

Referências

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Publicado
2021-08-25
Como Citar
Santos, E. B. dos, & Almeida, T. C. (2021). Feminino, sexualidade e intelecção: : um estudo introdutório sobre Tomás de Aquino e Christine de Pizan. ARARIPE — REVISTA DE FILOSOFIA - , 2(1), 6-32. https://doi.org/10.56837/Araripe.2021.v2.n1.772