Língua Portuguesa para Imigrantes e Refugiados no IFRS - Campus Bento Gonçalves

um instrumento de acesso à cidadania

  • Felipe Antônio Gugel Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS)
  • Carina Fior Postingher Balzan Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS)
  • Jayne Fátima Rittes Machado Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS)
  • Kleber Eckert Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS)
  • Paloma Aparecida Wammes Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS)
  • Sibélis Ana Valgoi Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS)
Palavras-chave: extensão, estágio supervisionado, imigrantes e refugiados, português como língua de acolhimento

Resumo

O tema do presente artigo é o Curso de Língua Portuguesa para Imigrantes e Refugiados oferecido pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Bento Gonçalves. O curso foi ministrado pelos estudantes da disciplina de Estágio Supervisionado - Projetos de Extensão do Curso de Licenciatura em Letras. O objetivo da ação de extensão é atender à demanda de imigrantes e refugiados que necessitam da Língua Portuguesa para a comunicação e a integração à sociedade brasileira. Como metodologia, os licenciandos desenvolveram os materiais didáticos e ministraram as aulas para o público-alvo a partir da perspectiva do ensino de Português como Língua de Acolhimento (PLAc). Os temas das aulas compreenderam situações primordiais de comunicação, tais como apresentação pessoal, entrevistas de emprego, atividades financeiras e atendimento médico, por exemplo. Os materiais foram desenvolvidos pelos licenciandos levando em conta a metodologia de  associação entre imagens e palavras, considerando o vocabulário, a pronúncia e as dificuldades fonéticas dos participantes. A evolução dos alunos imigrantes e o sentimento de pertencimento à comunidade acadêmica foram perceptíveis ao longo do curso. Em contrapartida, o contato com o público-alvo foi enriquecedor para os licenciandos enquanto futuros profissionais da educação. A ação foi ao encontro do que preconiza a curricularização da extensão, em uma interação transformadora entre a Instituição de Ensino Superior e demais setores da sociedade, bem como atendeu um dos pilares das Instituições de Ensino Superior: a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

Publicado
2024-06-01
Como Citar
GUGEL, F. A.; BALZAN, C. F. P.; MACHADO, J. F. R.; ECKERT, K.; WAMMES, P. A.; VALGOI, S. A. Língua Portuguesa para Imigrantes e Refugiados no IFRS - Campus Bento Gonçalves: um instrumento de acesso à cidadania. EntreAções: diálogos em extensão, v. 4, n. 2, p. 70-82, 1 jun. 2024.