Língua Portuguesa para Imigrantes e Refugiados no IFRS - Campus Bento Gonçalves
um instrumento de acesso à cidadania
Resumo
O tema do presente artigo é o Curso de Língua Portuguesa para Imigrantes e Refugiados oferecido pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Bento Gonçalves. O curso foi ministrado pelos estudantes da disciplina de Estágio Supervisionado - Projetos de Extensão do Curso de Licenciatura em Letras. O objetivo da ação de extensão é atender à demanda de imigrantes e refugiados que necessitam da Língua Portuguesa para a comunicação e a integração à sociedade brasileira. Como metodologia, os licenciandos desenvolveram os materiais didáticos e ministraram as aulas para o público-alvo a partir da perspectiva do ensino de Português como Língua de Acolhimento (PLAc). Os temas das aulas compreenderam situações primordiais de comunicação, tais como apresentação pessoal, entrevistas de emprego, atividades financeiras e atendimento médico, por exemplo. Os materiais foram desenvolvidos pelos licenciandos levando em conta a metodologia de associação entre imagens e palavras, considerando o vocabulário, a pronúncia e as dificuldades fonéticas dos participantes. A evolução dos alunos imigrantes e o sentimento de pertencimento à comunidade acadêmica foram perceptíveis ao longo do curso. Em contrapartida, o contato com o público-alvo foi enriquecedor para os licenciandos enquanto futuros profissionais da educação. A ação foi ao encontro do que preconiza a curricularização da extensão, em uma interação transformadora entre a Instituição de Ensino Superior e demais setores da sociedade, bem como atendeu um dos pilares das Instituições de Ensino Superior: a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.
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