Experiência de acadêmicos em saúde em um programa de educação tutorial: ressignificação do aprendizado

ressignificação do aprendizado

  • Victor Rivas Sousa da Cruz e Cruz Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Ana Fonseca Altoé Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • João Paulo Monteiro Rodrigues Lima Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Vivianne Mendes Araújo Silva Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Hellen Roehrs Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Roberto Carlos Lyra da Silva Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Alcione Matos de Abreu Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ)
Palavras-chave: Educação em Saúde, Tutoria, Comunicação e Divulgação Científica, Integração Comunitária

Resumo

O Programa de Educação Tutorial (PET) em Saúde das Comunidades Chapéu Mangueira e Babilônia se destaca por sua abordagem que integra pesquisa, ensino e extensão. Ao longo do ano de 2022, o PET realizou uma gama abrangente de atividades. Além de oferecer atendimento direto à população, o programa promoveu atividades educativas, conduziu pesquisas acadêmicas relevantes e ofereceu capacitações para os residentes locais. Além disso, o PET se engajou ativamente nas redes sociais, ampliando seu alcance e impacto. Este relato de experiência busca fornecer uma visão detalhada de todas as iniciativas empreendidas durante esse período. Mediante os principais desafios desse ano, a pandemia foi um limitador para algumas ações, o grupo procurou maneiras criativas para superar essa barreira. Destaca-se especialmente o comprometimento dos acadêmicos envolvidos, que não apenas buscaram promover o bem-estar nas comunidades atendidas, mas também aprimoraram sua própria formação. Ao evidenciar a importância dessas ações tanto para a comunidade acadêmica quanto para o público beneficiado, este relato ressalta o papel vital do PET na promoção da saúde e na construção de uma sociedade mais inclusiva e justa.

Biografia do Autor

Victor Rivas Sousa da Cruz e Cruz, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ)

Graduando da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ).

Ana Fonseca Altoé, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ)

Graduanda da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ). Bolsista PETMEC.

João Paulo Monteiro Rodrigues Lima, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ)

Graduando da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ).

Vivianne Mendes Araújo Silva, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ)

Professora da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ).

Hellen Roehrs, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ)

Professora da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ).

Roberto Carlos Lyra da Silva, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ)

Professor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ).

Alcione Matos de Abreu, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ)

Professora da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ).

Publicado
2025-04-15
Como Citar
CRUZ E CRUZ, V. R. S. DA; ALTOÉ, A. F.; LIMA, J. P. M. R.; SILVA, V. M. A.; ROEHRS, H.; SILVA, R. C. L. DA; ABREU, A. M. DE. Experiência de acadêmicos em saúde em um programa de educação tutorial: ressignificação do aprendizado: ressignificação do aprendizado. EntreAções: diálogos em extensão, v. 5, n. 2, p. 78-89, 15 abr. 2025.
Seção
Relatos de extensão