Jogos educativos na aprendizagem dos alunos disléxicos

relato de experiência

  • Thais Faustino Faustino
  • José Wellington Macêdo Viana
  • Viviana Freitas Araújo
  • José Freitas Araújo
  • Joana Darc Costa Silva Bezerra
  • Antônio Carlito Bezerra dos Santos
  • Rosa Carolline de Alencar
Palavras-chave: Dislexia. Ensino-aprendizagem. Jogos Educativos. Relato de Experiência.

Resumo

Nesse relato de experiência é discutido sobre a dislexia, um transtorno na aprendizagem caracterizado por dificuldades na correção e/ou fluência na leitura de palavras e por baixa competência leitora e ortográfica. Para minimizar estas e outras dificuldades associadas à dislexia, torna-se necessário o repensamento das práticas de ensino-aprendizagem no contexto escolar, envolvendo não só os disléxicos, mas também os professores e a comunidade escolar em geral. Nesta perspectiva, o uso de jogos educativos em sala de aula torna-se alternativa viável para potencializar a exploração e construção do conhecimento, uma vez que conta com a motivação interna, típica do lúdico, e possuir uma enorme relevância para o seguimento do método de conseguir habilidades internas e externas do conhecimento, permitindo ao aluno disléxico ter uma visão diferente para compreender o que é abordado em sala. Diante do exposto, este estudo objetivou desenvolver jogos educativos em sala de aula com alunos disléxicos no intuito de melhorar o processo de aprendizagem dos mesmos. Metodologicamente, este trabalho é derivado de um projeto de extensão aplicado em uma escola de rede pública localizada na cidade de Missão Velha-CE e que consta basicamente de um levantamento bibliográfico em sites de busca como o Google Acadêmico e de etapas importantes que foram sumarizadas ao longo deste trabalho. A experiência obtida com os discentes disléxicos no ambiente escolar foi significativamente proveitosa em termos de ensino-aprendizagem, principalmente ao se vivenciar vários momentos da vida destes alunos em sala de aula, auxiliando-os em sua caminhada pelo conhecimento.

Publicado
2020-07-15
Como Citar
FAUSTINO, T. F.; WELLINGTON MACÊDO VIANA, J.; FREITAS ARAÚJO, V.; FREITAS ARAÚJO, J.; DARC COSTA SILVA BEZERRA, J.; CARLITO BEZERRA DOS SANTOS, A.; CAROLLINE DE ALENCAR, R. Jogos educativos na aprendizagem dos alunos disléxicos: relato de experiência. EntreAções: diálogos em extensão, v. 1, n. 1, p. 70-84, 15 jul. 2020.
Seção
Relatos de extensão