Jogos educativos na aprendizagem dos alunos disléxicos

relato de experiência

  • Thais Faustino Bezerra Universidade Regional do Cariri (URCA)
  • José Wellington Macêdo Viana Universidade Regional do Cariri (URCA)
  • Viviana Freitas Araújo Universidade Regional do Cariri (URCA)
  • José Freitas Araújo Universidade Regional do Cariri (URCA)
  • Joana Darc Costa Silva Bezerra Universidade Regional do Cariri (URCA)
  • Antônio Carlito Bezerra dos Santos Universidade Regional do Cariri (URCA)
  • Rosa Carolline de Alencar Universidade Regional do Cariri (URCA)

Resumen

Nesse relato de experiência é discutido sobre a dislexia, um transtorno na aprendizagem caracterizado por dificuldades na correção e/ou fluência na leitura de palavras e por baixa competência leitora e ortográfica. Para minimizar estas e outras dificuldades associadas à dislexia, torna-se necessário o repensamento das práticas de ensino-aprendizagem no contexto escolar, envolvendo não só os disléxicos, mas também os professores e a comunidade escolar em geral. Nesta perspectiva, o uso de jogos educativos em sala de aula torna-se alternativa viável para potencializar a exploração e construção do conhecimento, uma vez que conta com a motivação interna, típica do lúdico, e possuir uma enorme relevância para o seguimento do método de conseguir habilidades internas e externas do conhecimento, permitindo ao aluno disléxico ter uma visão diferente para compreender o que é abordado em sala. Diante do exposto, este estudo objetivou desenvolver jogos educativos em sala de aula com alunos disléxicos no intuito de melhorar o processo de aprendizagem dos mesmos. Metodologicamente, este trabalho é derivado de um projeto de extensão aplicado em uma escola de rede pública localizada na cidade de Missão Velha-CE e que consta basicamente de um levantamento bibliográfico em sites de busca como o Google Acadêmico e de etapas importantes que foram sumarizadas ao longo deste trabalho. A experiência obtida com os discentes disléxicos no ambiente escolar foi significativamente proveitosa em termos de ensino-aprendizagem, principalmente ao se vivenciar vários momentos da vida destes alunos em sala de aula, auxiliando-os em sua caminhada pelo conhecimento.

Publicado
2020-07-15
Cómo citar
BEZERRA, T. F.; VIANA, J. W. M.; ARAÚJO, V. F.; ARAÚJO, J. F.; BEZERRA, J. D. C. S.; SANTOS, A. C. B. DOS; ALENCAR, R. C. DE. Jogos educativos na aprendizagem dos alunos disléxicos: relato de experiência. EntreAções: diálogos em extensão, v. 1, n. 1, p. 70-84, 15 jul. 2020.