Formação docente humanizadora
registros de um projeto de extensão à luz do Pensamento Freireano
Resumo
Realizar uma reflexão sobre a formação docente inspirada em ideais freireanos de educação, através de registros do projeto de extensão “Construindo itinerários mediatizados pelas ideias de Paulo Freire: EEEF 29 de Outubro e IF Farroupilha” é o tema central deste texto. É exposta a existência de um projeto anterior que culminou na necessidade deste, “Interlocuções com Paulo Freire”, denotando seu caráter processual, de continuidade da proposta anterior, porém, com um novo contexto, de ir além do nosso espaço acadêmico em busca elementos e experiências que proporcionassem maiores interlocuções e interlocutores. Para tanto, lançamos mão da parceria entre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha Campus Santo Augusto e a Escola Estadual de Educação Fundamental 29 de Outubro. Posteriormente, são analisados os três módulos do projeto que consistiram na análise histórica das instituições, leituras de obras referentes ao pensamento freireanos e, por fim, de leituras de Paulo Freire. Posteriormente, são apontados caminhos à formação docente crítica, coerente com a concepção por nós defendida: a de construção de espaços formativos que dialoguem com a realidade do trabalho pedagógico. É trabalhada a relação indissociável entre pesquisa, ensino e extensão presentes como políticas públicas, mas, além disso, como compromisso de responsabilidade e ética com os sujeitos do ato educativo, indicada através da formação inicial e continuada dos participantes do projeto, que, ao exemplo do legado freiriano, aprendem ao ensinar e ensinam ao aprender, contextualizando, criticando, superando a si enquanto profissionais da educação, sobretudo cidadãos sujeitos de suas histórias.
Copyright (c) 2022 EntreAções: diálogos em extensão
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.