Efetividade das ações de extensão para a otimização do conhecimento contábil
relatos de experiência no curso de Ciências Contábeis do CERES/UFRN
Resumo
Um dos pilares indissociáveis dos Institutos de Ensino Superior é a extensão universitária, cujo propósito é estabelecer um elo entre a prática do ensino e a pesquisa e, por conseguinte, contribuir com a formação do discente. Nesse sentido, o presente manuscrito objetiva relatar as experiências obtidas com a execução de cinco projetos de extensão entre os anos de 2021 e 2022, os quais foram geridos pelo curso de Ciências Contábeis, vinculado ao Campus CERES/UFRN, em Caicó, Rio Grande do Norte. Metodologicamente, a pesquisa enquadra-se quanto aos meios como bibliográfica, documental e descritiva. Já quanto aos resultados, as principais evidências apontam: a formação crítica do discente, a aproximação do conhecimento teórico e prático, o atingimento do papel social da universidade e a promoção da educação de qualidade, assim como a divulgação da ciência, como alguns dos benefícios que pautam a existência das ações de extensão na academia. Por fim, espera-se que este manuscrito seja um instrumento motivador para futuros projetos coordenados pelas universidades e, a posteriori, para a socialização dessas experiências através de pesquisas científicas, haja vista a importância de se pautar este tema e de fazer jus à missão das universidades enquanto espaços proponentes do conhecimento científico.
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