Efetividade das ações de extensão para a otimização do conhecimento contábil

relatos de experiência no curso de Ciências Contábeis do CERES/UFRN

  • Deylane Freitas Fontes Júnior Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Luziana Maria Nunes de Queiroz Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
Palavras-chave: extensão universitária, Ciências Contábeis, Caicó-RN

Resumo

Um dos pilares indissociáveis dos Institutos de Ensino Superior é a extensão universitária, cujo propósito é estabelecer um elo entre a prática do ensino e a pesquisa e, por conseguinte, contribuir com a formação do discente. Nesse sentido, o presente manuscrito objetiva relatar as experiências obtidas com a execução de cinco projetos de extensão entre os anos de 2021 e 2022, os quais foram geridos pelo curso de Ciências Contábeis, vinculado ao Campus CERES/UFRN, em Caicó, Rio Grande do Norte. Metodologicamente, a pesquisa enquadra-se quanto aos meios como bibliográfica, documental e descritiva. Já quanto aos resultados, as principais evidências apontam: a formação crítica do discente, a aproximação do conhecimento teórico e prático, o atingimento do papel social da universidade e a promoção da educação de qualidade, assim como a divulgação da ciência, como alguns dos benefícios que pautam a existência das ações de extensão na academia. Por fim, espera-se que este manuscrito seja um instrumento motivador para futuros projetos coordenados pelas universidades e, a posteriori, para a socialização dessas experiências através de pesquisas científicas, haja vista a importância de se pautar este tema e de fazer jus à missão das universidades enquanto espaços proponentes do conhecimento científico. 

Biografia do Autor

Deylane Freitas Fontes Júnior, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Discente do curso de Bacharelado em Ciências Contábeis, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Campus CERES Caicó (RN).

Luziana Maria Nunes de Queiroz, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Professora assistente do curso de Bacharelado em Ciências Contábeis, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Campus CERES Caicó (RN).

Publicado
2022-08-30
Como Citar
FONTES JÚNIOR, D. F.; QUEIROZ, L. M. N. DE. Efetividade das ações de extensão para a otimização do conhecimento contábil: relatos de experiência no curso de Ciências Contábeis do CERES/UFRN. EntreAções: diálogos em extensão, v. 3, n. 1, p. 103-111, 30 ago. 2022.
Seção
Relatos de extensão