Fomento ao protagonismo juvenil em contextos rurais

a atuação do Projeto Gestão Social nas Escolas no distrito Baixio das Palmeiras

  • Waleria Maria Menezes de Morais Alencar Universidade Federal do Cariri (UFCA)
  • Eduardo Leite Alves Universidade Federal do Cariri (UFCA)
  • José Kilder Salviano Cavalcante Universidade Federal do Cariri (UFCA)
  • Edienne Mendonça Lima Universidade Federal do Cariri (UFCA)
  • Ana Beatriz Calixto Brasil Universidade Federal do Cariri (UFCA)
  • Cicera Mônica da Silva Sousa Martins Universidade Federal do Ceará (UFC)
Palavras-chave: Gestão Social, Juventude, Educação, Contextos rurais

Resumo

Há 11 anos, o projeto Gestão Social nas Escolas vem desenvolvendo ações educativas voltadas para o desenvolvimento do protagonismo juvenil e de habilidades sociais que coadunam com os princípios da Gestão Social, como a cooperação, a autonomia e o exercício da fala. Durante os últimos anos, o projeto tem trazido como foco um território rural, a partir de uma perspectiva socioambiental da relação dos estudantes com o seu lugar. O presente estudo objetiva relatar a experiência do Projeto Gestão Social nas Escolas na promoção de ações de fomento ao protagonismo juvenil no distrito rural Baixio das Palmeiras, localizado na cidade do Crato, Ceará, no ano de 2019. A partir das experiências executadas foi observado o envolvimento direto dos jovens e da comunidade escolar nas atividades promovidas, tendo como norte os arcabouços das metodologias integrativas. Como resultante das ações realizadas, foi possível potencializar o senso de cooperação e o engajamento ativo e autônomo nos jovens em proposições que visem impactos socioambientais relevantes na sua relação com o território vivido. Conclui-se que o projeto aflorou o potencial e protagonismo dos jovens rurais assistidos por eles, que, ao final das ações realizadas, traçou estratégias de intervenção que coadunaram com as demandas emergentes na escola e comunidade.

Publicado
2023-04-03
Como Citar
ALENCAR, W. M. M. DE M.; ALVES, E. L.; CAVALCANTE, J. K. S.; LIMA, E. M.; BRASIL, A. B. C.; MARTINS, C. M. DA S. S. Fomento ao protagonismo juvenil em contextos rurais: a atuação do Projeto Gestão Social nas Escolas no distrito Baixio das Palmeiras. EntreAções: diálogos em extensão, v. 3, n. 2, p. 89-102, 3 abr. 2023.
Seção
Relatos de extensão

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##