Psicologia Jurídica e Justiça Social

relato de experiência de aprendizagens por meio da extensão

  • Gislânia Ferreira de Lima Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (UNILEÃO)
  • Moema Alves Macêdo Centro Universitário Doutor Leão Sampaio - Unileão
Palavras-chave: Psicologia Jurídica, Efetividade, Justiça Social

Resumo

A Psicologia Jurídica como prática social é um campo de atuação que deve atentar a questões singulares, ideológicas, políticas e histórico-culturais, pois a intersecção da Psicologia com o Direito ultrapassa a aplicabilidade de técnicas, de uma suposta neutralidade científica ou de uma impossível realidade universal. Assim, é necessária uma atuação profissional em que o(a) psicólogo(a) esteja comprometido com a efetividade da justiça social e o fortalecimento de direitos. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é deliberar sobre os conhecimentos desenvolvidos na área de Psicologia Jurídica através de relato de experiência de aprendizagens obtidas no projeto de extensão curricular: “Matrizes: gestando saberes em Psicologia Jurídica”, vinculado ao Curso de Psicologia do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio (UNILEÃO). Tal extensão foi realizada no ano de 2022 no Núcleo de Prática Jurídica (NPJ/UNILEÃO) com atuação nas demandas provenientes da Vara da Infância e Juventude da cidade de Juazeiro do Norte-CE. Para tanto, foram realizadas releituras em anotações cotidianas e sublinhadas atividades consideradas significativas a partir da revisão de literatura, discussões críticas de casos e produção de laudos psicológicos no decurso da extensão, tudo isso no intuito de destacar o papel do(a) psicólogo(a) jurídico como problematizador e agente social de transformação e mudança.

Biografia do Autor

Gislânia Ferreira de Lima, Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (UNILEÃO)

Discente do 8º semestre do Curso de Psicologia do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio - Unileão. Formação Clínica em Gestalt-terapia em andamento pela Ethos - Estudos e Psicologia Clínica. Graduada em Direito e Especialista em Processo Civil pela Universidade Regional do Cariri - URCA. Exerce o cargo de Oficiala de Justiça pelo Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco - TJPE.

Moema Alves Macêdo, Centro Universitário Doutor Leão Sampaio - Unileão

Preceptora, supervisora de estágio e docente no Centro universitário Leão Sampaio (UNILEAO). Mestra em Ensino na Saúde pela FAMED/UFAL (2018). Especialista em Gestão Pedagógica da Saúde pela Universidade Federal de Alagoas (2007) e Gestão em Saúde pela FIOCRUZ (2010). Graduada pela Universidade Federal de Pernambuco (2004).

Publicado
2023-04-03
Como Citar
LIMA, G. F. DE; MACÊDO, M. A. Psicologia Jurídica e Justiça Social : relato de experiência de aprendizagens por meio da extensão. EntreAções: diálogos em extensão, v. 3, n. 2, p. 103-113, 3 abr. 2023.
Seção
Relatos de extensão