Leituras Essenciais em Direitos Humanos

interdisciplinaridade em ambientes virtuais

  • Cristóvão Teixeira Rodrigues Silva Universidade Regional do Cariri (URCA)
  • Raimundo Sérgio Queiroz da Silva Universidade Regional do Cariri (URCA)
  • Teófilo Jeremias da Silva Costa Universidade Regional do Cariri (URCA)
  • Cinthia Hellen Soares de Barros Universidade Regional do Cariri (URCA)
  • Emanuel Davi Vieira Campelo Universidade Regional do Cariri (URCA)
Palavras-chave: leituras essenciais, Direitos Humanos, interdisciplinaridade, redes e mídias sociais

Resumo

O projeto de extensão Leituras Essenciais em Direitos Humanos, ligado ao curso de Direito da Universidade Regional do Cariri (URCA), nasce no contexto pandêmico e consiste em encontros mensais com pesquisadores e lideranças sociais sobre temas relacionados aos Direitos Humanos e Fundamentais por meio de lives na plataforma de vídeos YouTube. Diante disso, a presente pesquisa busca debater as dificuldades de se propagar a educação em e para Direitos Humanos no ambiente virtual. A pesquisa tem como objetivo delimitar o conceito de Direitos Humanos e a necessidade de se construir uma cultura em e para Direitos Humanos. Busca também entender a importância do papel interdisciplinar dos Direitos Humanos. Culminando, por último, em entender a importância das redes sociais nessa construção. Para isso, usa-se as abordagens de revisão bibliográfica e documental, com o estudo de artigos, dissertações, leis e diretrizes educacionais. O contexto pandêmico trouxe a necessidade de se pensar as redes e mídias sociais como um espaço essencial para a difusão de conhecimento. Assim, o papel do projeto de extensão nesse contexto foi essencial, alcançando em cerca de 2 anos mais de 7 mil pessoas que cederam um pouco do seu tempo para se conscientizar sobre visões plurais acerca dos Direitos Humanos. Durante o período de realização, o projeto enfrentou diversas dificuldades técnicas ligadas à qualidade dos instrumentos utilizados para a live e à conexão com a internet, dificuldades essas que foram superadas graças ao trabalho em equipe dos alunos voluntários.

Biografia do Autor

Raimundo Sérgio Queiroz da Silva, Universidade Regional do Cariri (URCA)

Bacharel em Filosofia pela Universidade Federal do Cariri - UFCA; Estudante do curso de Direito da Universidade Regional do Cariri - URCA.

Teófilo Jeremias da Silva Costa, Universidade Regional do Cariri (URCA)

Estudante do Curso de Direito da Universidade Regional do Cariri - URCA

Cinthia Hellen Soares de Barros, Universidade Regional do Cariri (URCA)

Estudante do Curso de Direito da Universidade Regional do Cariri - URCA

Emanuel Davi Vieira Campelo , Universidade Regional do Cariri (URCA)

Estudante do Curso de Direito da Universidade Regional do Cariri - URCA

Publicado
2023-04-03
Como Citar
SILVA, C. T. R.; SILVA, R. S. Q. DA; COSTA, T. J. DA S.; BARROS, C. H. S. DE; CAMPELO , E. D. V. Leituras Essenciais em Direitos Humanos: interdisciplinaridade em ambientes virtuais. EntreAções: diálogos em extensão, v. 3, n. 2, p. 46-60, 3 abr. 2023.