Acesse
Os trabalhos podem ser apresentados sob três categorias: Artigos, Relatos de Extensão e Entrevistas.
A identificação dos autores deve ser apresentada em anexo, em formato PDF, como documento suplementar. O documento deve constar os nomes completos, escritos por extenso com letras maiúsculas somente nas iniciais, seguidos abaixo pelas seguintes informações: cargo que ocupa(m), instituição de origem, titulação, condição de bolsista do CNPq, CAPES ou outras organizações e endereço completo e e-mail. Deve ser indicado o autor, e seu e-mail, para correspondência.
No preparo dos originais deve-se observar, sempre que possível, a estrutura convencional dos artigos científicos: Título; Resumo e Abstract (com palavras-chaves e keywords); Introdução; Desenvolvimento; Material e Métodos; Resultados; Discussões e Impactos; e Referências.
Título: deve ser breve e indicativo da exata finalidade do artigo, com letras destacadas em negrito, seguido de sua tradução para o Inglês.
Resumo: em português, com no mínimo 150 e máximo 250 palavras, em parágrafo único. Deve ser conciso e claro, ressaltando os resultados mais importantes.
Abstract: em Inglês, com as mesmas características do Resumo.
Palavras-chaves (keywords): colocadas em seguida ao Resumo e Abstract, em número máximo de cinco.
Introdução: deve estabelecer com clareza o objetivo do trabalho e sua justificativa relacionando-o se necessário com outros campos e apresentado de forma sucinta a situação em que se encontra o problema investigado. Na introdução sugere-se que não use extensas citações literárias, e que sejam utilizados referências de trabalhos mais recentes sobre o tema.
Desenvolvimento: segue a ABNT NBR 14724 é uma construção do conteúdo utilizando as fontes de pesquisa do autor. Parte principal do texto, que contém a exposição ordenada e pormenorizada do assunto abordado.
Material e Métodos: a descrição dos métodos usados (inclusive a análise estatística) deve limitar-se ao suficiente, para possibilitar a perfeita compreensão dos mesmos. Processos e técnicas já descritos em outros trabalhos devem ser apenas citados, a menos que tenham sido bastante modificados.
Resultados: devem ser apresentados com clareza e, sempre que necessário, acompanhados de tabelas e material ilustrativo pertinentes à análise das informações.
Ilustrações: Qualquer que seja o tipo de ilustração, sua identificação aparece na parte superior, precedida da palavra designativa (desenho, esquema, fluxograma, fotografia, gráfico, mapa, organograma, planta, quadro, retrato, figúra, imagem, entre outros), seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, travessão e do respectivo título. Após a ilustração, na parte inferior, indicar a fonte consultada (elemento obrigatório, mesmo que seja produção do próprio autor), legenda, notas e outras informações necessárias à sua compreensão (se houver). A ilustração deve ser citada no texto e inserida o mais próximo possível do trecho a que se refere.
Tabelas: Devem ser citadas no texto, inseridas o mais próximo possível do trecho a que se referem e padronizadas conforme o Instituto Brasileiro de Geografi a e Estatística (IBGE).
Discussão e impactos: Deve restringir-se à avaliação dos resultados obtidos e de suas possíveis causas e consequências, relacionando as novas contribuições aos conhecimentos anteriores.
Referências: devem ser apresentadas em ordem alfabética por sobrenome do autor e, em caso de repetição da autoria, em ordem temporal.
Para a preparação de um roteiro para entrevista, recomenda-se um conhecimento prévio sobre o assunto que será tratado, ou sobre o entrevistado, sempre tendo em vista o público-alvo do conteúdo que será gerado. A entrevista deve ser iniciada com uma apresentação dos seus objetivos.
Sugere-se que para a elaboração da entrevista sejam verificados os seguintes questionamentos para atestar a relevância da mesma:
Além de entrevistas com autores de artigos, pode-se optar também pela realização de uma entrevista com extensionistas nacionais ou internacionais e com pessoas que sejam referência no assunto.
As entrevistas devem ser encaminhadas de forma textual. Para a preparação de entrevistas em formato textual, é necessário considerar os seguintes aspectos:
Tamanho: deve ter no mínimo 2 (duas) e no máximo 10 páginas;
Idioma: poderão ser encaminhadas nos idiomas: português ou inglês;
Imagem: deverão, obrigatoriamente, ser acompanhadas pela foto do entrevistado que deve ser enviada em arquivo anexo (.jpg ou .gif), com boa resolução (acima de 100 KB) e com autorização prévia do entrevistado. Caso seja de interesse deste, pode ser incluída também uma imagem que complemente o conteúdo da entrevista;
Dados sobre o entrevistado: breve texto com dados sobre o entrevistado, contendo informação sobre o currículo, incluindo instituição a qual está afiliado, projetos de extensão desenvolvidos, formação acadêmica, outros;
Lead: as entrevistas deverão estar acompanhadas do lead que consiste em um pequeno texto que fornece ao leitor a informação básica sobre o tema. O lead deve conter informação que responda às seguintes questões: “O quê” e/ou “Quem?”, “Quando?”, “Onde?”, “Como?”, e “Por quê?”.
Os textos podem ser elaborados por autores das pesquisas, pelo editor do periódico ou equipe editorial. Ao submeter uma entrevista à revista EntreAções: diálogos em Extensão, o autor abre mão, automaticamente, de quaisquer direitos sobre a publicação, libera o trabalho de edição do texto e a reprodução do mesmo por outros veículos, sem pagamentos.
Os conteúdos publicados na revista EntreAções: diálogos em Extensão são de inteira responsabilidade dos autores, não refletindo, necessariamente, a opinião do Corpo Editorial da revista.
Os artigos, relatos de extensão e entrevistas terão as seguintes revisões antes da publicação:
Publicação de resultados de pesquisa original, com evidente contribuição para o desenvolvimento da área relacionada à Extensão Universitária, visando o diálogo entre a Universidade e a Sociedade.
Publicação de relatos de extensão referentes a experiencias vivenciadas junto à comunidade resultados de trabalhos de extensionistas em andamento ou concluídos e que foquem, especialmente, a relação do processo extensionista com a sociedade.
Publicação de entrevistas cujos conteúdos estejam ligados à algum projeto de extensão e os entrevistados sejam exemplares para o debate sobre a finalidade e o processo da extensão na sociedade.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
A Revista EntreAções: diálogos em extensão está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.