Letramento e educação midiática

abordagens a respeito de fake news em escolas públicas de Curitiba

  • Amanda Colchesqui Rodrigues da Cruz Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Emanuely Bandeira Sehn Ceccon Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Paola Fronza Provezi Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Sofia Borges Bueno Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Mariana de Mello Borges Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Elza Aparecida de Oliveira Filha Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
Palavras-chave: Letramento midiático, fake news, oficinas de educomunicação

Resumo

O projeto “Letramento e Educação Midiática: Abordagens sobre Fake News em Escolas Públicas de Curitiba” promove, desde o primeiro semestre de 2022, oficinas na Escola Estadual Monsenhor lvo Zanlorenzi, localizada no bairro Campo Comprido, em Curitiba/PR.  As oficinas trabalham conceitos de informação e desinformação, por meio da aplicação de uma metodologia com dinâmicas, debates e recursos audiovisuais. A ação beneficia a comunidade escolar e seu entorno, por fortalecer a compreensão sobre conteúdos enganosos e fomentar o pensamento crítico. Ao mesmo tempo em que os estudantes matriculados nas turmas atendidas aprendem a discernir intenções e verificar fontes, os extensionistas se beneficiam academicamente devido à interação com a sociedade. O projeto contribui para metas de educação de qualidade, estimulando a formação cidadã, consciente e ética Os participantes extensionistas têm experimentado impactos notáveis em sua formação, resultando em debates enriquecedores e ampliação de perspectivas, enquanto a capacidade de adaptação e o estímulo ao pensamento crítico moldaram os estudantes como agentes conscientes de disseminação de conhecimentos, alcançando, assim, o objetivo do projeto de educar, capacitar e forjar cidadãos capazes e questionadores no contexto midiático. A faixa etária das turmas atendidas, ademais, contribuiu para que os conteúdos abordados alcancem os familiares e espalhem para áreas mais amplas da sociedade os cuidados contra fake news.

Biografia do Autor

Amanda Colchesqui Rodrigues da Cruz, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Graduanda de Comunicação Organizacional pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Emanuely Bandeira Sehn Ceccon, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Graduanda de Comunicação Organizacional pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Paola Fronza Provezi, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Graduanda de Comunicação Organizacional pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Sofia Borges Bueno, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Graduanda de Comunicação Organizacional pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Mariana de Mello Borges, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Mestranda em estudos de Linguagens pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Elza Aparecida de Oliveira Filha, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Professora Doutora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Coordenadora do Projeto de Extensão.

Publicado
2024-06-01
Como Citar
CRUZ, A. C. R. DA; CECCON, E. B. S.; PROVEZI, P. F.; BUENO, S. B.; BORGES, M. DE M.; OLIVEIRA FILHA, E. A. DE. Letramento e educação midiática: abordagens a respeito de fake news em escolas públicas de Curitiba. EntreAções: diálogos em extensão, v. 4, n. 2, p. 57-69, 1 jun. 2024.