O que o jornalismo quer sobre o passado?
a Revista História Viva na esfera da publicização histórica
Resumo
Este artigo analisa a relação entre história e mídia a partir do estudo sobre a Revista História Viva, uma publicação periódica criada em 2003 com a pretensão de circular entre o grande público. A intenção da Revista História Viva era se apresentar ao mercado como um veículo midiático voltado para a produção e a divulgação histórica, a partir da divulgação de textos baseados em produções acadêmicas. Neste sentido, a publicação utilizava o conhecimento produzido pelos historiadores profissionais sob o formato de textos jornalísticos. Assim, o periódico traz questões importantes a serem debatidas sobre a o conhecimento de mundo e o passado produzido fora do ambiente acadêmico, sobre a História Pública e sobre as relações entre história e mídia. Do ponto de vista metodológico, buscamos analisar a produção escrita da revista, a fim de identificar a ocorrência da produção historiográfica de caráter ético, respeitando as regras teóricas do campo da história, já que esse editorial não é produzido apenas por historiadores, e os regimes de historicidade entre estes e os jornalistas são distintos. Concluir-se apresentando o papel do pesquisador em História, destacando a democratização do conhecimento e como as mídias são multiplicadoras de informações.
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