A importância e os desafios da participação na gestão dos desastres

  • Adriana Dutra Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Maria Júlia Eccard Lessa Pereira Universidade Federal Fluminense
Palavras-chave: Participação, Gestão de desatres, Educação popular, Democracia participativa.

Resumo

A construção do presente artigo está fundamentada no Projeto de Extensão desenvolvido no Núcleo de Pesquisas e Estudos Socioambientais da Universidade Federal Fluminense (NESA/UFF), intitulado "Os Núcleos Comunitários de proteção e Defesa Civil como construção coletiva", que apresenta como um dos seus objetivos o fomento à criação dos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil nas regiões afetadas por desastres em Campos dos Goytacazes. A partir das experiências adquiridas com a sua execução, observou-se a necessidade de problematizar o conceito de participação, compreendendo as dificuldades para o seu exercício na gestão de desastres. Porém, a constatação da fragilidade no que diz respeito ao estímulo à participação popular por parte dos órgãos públicos não constitui fato isolado. A formação sócio-histórica do Brasil demonstra que a participação popular em todas as esferas da sociedade caminha a passos lentos e que os espaços de poder permanecem ocupados por uma pequena parcela da população que decide e fórmula políticas para a grande maioria. Com base em autores e estudos voltados para a participação, a Educação Popular e a democracia participativa são apontadas como caminho para o enfrentamento de tais dificuldades.

Biografia do Autor

Adriana Dutra, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2017), mestre e graduada em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora do quadro permanente do Programa de Estudos Pós - Graduados em Política Social (UFF/Niterói) e Professora Adjunta do Departamento de Serviço Social de Campos da Universidade Federal Fluminense e membro do Núcleo de Pesquisas e Estudos Socioambientais (NESA/UFF). Membro da Comissão de direito à cidade do CRESS/7ª Região. Autora do livro Gestão de Desastres e Serviço Social: o trabalho de assistentes sociais junto aos órgãos municipais de proteção e defesa civil e de artigos sobre a temática dos desastres e o exercício profissional de assistentes sociais neste campo.

Maria Júlia Eccard Lessa Pereira , Universidade Federal Fluminense

Graduanda em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense- Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional.

Publicado
2023-04-03
Como Citar
DUTRA, A.; PEREIRA , M. J. E. L. A importância e os desafios da participação na gestão dos desastres. EntreAções: diálogos em extensão, v. 3, n. 2, p. 14-26, 3 abr. 2023.