GALANTERIA, GOSTO E LUXO NOS ENSAIOS POLÍTICOS, MORAIS E LITERÁRIOS DE DAVID HUME

  • Caio Augusto Teixeira Souto Universidade Federal do Amazonas UFAM
Palavras-chave: David Hume; galanteria; delicadeza de gosto; luxo; moralidade

Resumo

RESUMO: Este artigo examina as ideias de David Hume sobre a relação entre galanteria, gosto e luxo, a partir de seus Ensaios políticos, morais e literários. Para Hume, a galanteria é essencial para manter a harmonia e a cooperação na sociedade, e possui uma relação com a ascensão das artes e das ciências. A delicadeza de gosto é fundamental para apreciar e distinguir pequenas diferenças entre as coisas, enquanto evita que as paixões distorçam o julgamento estético. Por fim, o equilíbrio adequado à moralidade é possível de ser estabelecido em sociedades que cultivam a delicadeza de gosto, por sua vez mais propícia de se desenvolver onde também existe um polimento para a galanteria e para a apreciação comedida do luxo.

Biografia do Autor

Caio Augusto Teixeira Souto, Universidade Federal do Amazonas UFAM

Professor Adjunto do Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Amazonas, Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia (PPGSCA) da mesma instituição. É Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos (2013-2019) com estágio na Sorbonne-Panthéon Paris-I (2017), Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos (2010-2012), Licenciado em Filosofia pela Universidade de Franca (2015-2017) e Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004-2008). Advogado desde 2009. Concluiu estágio de Pós-Doutorado na linha de Filosofia de Psicanálise vinculada à Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2021-2022). É membro do GT Filosofia Francesa Contemporânea, do GT Filosofia e Psicanálise e do GT Neokantismo e Filosofia da Cultura, da ANPOF. Tem experiência de pesquisa na área de epistemologia histórica e filosofia contemporânea, em especial a partir de autores como Georges Canguilhem, Gaston Bachelard, Simone Weil, Jean Cavaillès, Alexandre Koyré, Michel Foucault e Friedrich Nietzsche. Também tem interesse nas epistemologias do sul, no pensamento africano, afrodiaspórico, latino-americano, ameríndio e brasileiro, sob uma perspectiva decolonial. É o criador do canal Conversações Filosóficas, no YouTube. Site: www.caiosouto.com.

Referências

HUME, D. Essays Moral, Political, Literary. Indianapolis: Liberty Fund 1987.
HUME, D. Ensaios morais, políticos e literários. Trad. Luciano Trigo. Rio de Janeiro: Topbooks, 2004.
HUME, D. Tratado da natureza humana. Trad. Deborah Danowski. São Paulo: UNESP, 2009.
SIEBERT, Donald T. The moral animus of David Hume. New York: Associated University Presses, 1990.
Publicado
2023-06-07
Como Citar
Caio Augusto Teixeira Souto. (2023). GALANTERIA, GOSTO E LUXO NOS ENSAIOS POLÍTICOS, MORAIS E LITERÁRIOS DE DAVID HUME. ARARIPE — REVISTA DE FILOSOFIA - , 3(02), 134 - 153. https://doi.org/10.56837/Araripe.2022.v3.n02.1094