Projeto “não é só uma brincadeirinha!” Cyberbullying têm consequências sim! Cyberbullying no ambiente escolar
consequências e intervenção
Resumo
A prática do cyberbullying aumentou consideravelmente com uso frequente das tecnologias e de redes sociais diante do cenário de pandemia da COVID-19, no qual a maioria das atividades escolares são realizadas de maneira remota. Sendo assim, o artigo tem intuito de compreender os efeitos do cyberbullying no contexto escolar, apresentando aos educandos como a prática do cyberbullying acontece, trazendo a reflexão das consequências dessa prática para alunos do 4° ano de uma escola privada do município de Curitiba. Além disso, o presente artigo aborda as características, consequências e formas de intervenção ao cyberbullying no âmbito escolar, bem como uma entrevista realizada em uma escola de Curitiba, investigando a existência desta prática na instituição. Além disso, foi desenvolvido um projeto com os alunos da respectiva escola, a fim de demonstrar os efeitos da violência cibernética no indivíduo. Ademais, são apresentadas, por meio de uma pesquisa bibliográfica descritiva, síndromes e transtornos que podem surgir com a ação do que muitas vezes é intitulado e considerado apenas como uma “brincadeirinha”, desmistificando este conceito, abordando o significado de uma prática que resulta em consequências, como emoções negativas e aspectos depressivos.
Copyright (c) 2022 EntreAções: diálogos em extensão
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.