Projeto “não é só uma brincadeirinha!” Cyberbullying têm consequências sim! Cyberbullying no ambiente escolar

consequências e intervenção

  • Bruna de Sá Universidade Positivo
  • Josiane Cristina Rabac Stahl Universidade Positivo
  • Maiara Veronica Piroski dos Anjos Universidade Positivo
  • Sarah Rodrigues de Lara Universidade Positivo
Palavras-chave: ambiente virtual, cyberbullying, violência, escola

Resumo

A prática do cyberbullying aumentou consideravelmente com uso frequente das tecnologias e de redes sociais diante do cenário de pandemia da COVID-19, no qual a maioria das atividades escolares são realizadas de maneira remota. Sendo assim, o artigo tem intuito de compreender os efeitos do cyberbullying no contexto escolar, apresentando aos educandos como a prática do cyberbullying acontece, trazendo a reflexão das consequências dessa prática para alunos do 4° ano de uma escola privada do município de Curitiba. Além disso, o presente artigo aborda as características, consequências e formas de intervenção ao cyberbullying no âmbito escolar, bem como uma entrevista realizada em uma escola de Curitiba, investigando a existência desta prática na instituição. Além disso, foi desenvolvido um projeto com os alunos da respectiva escola, a fim de demonstrar os efeitos da violência cibernética no indivíduo. Ademais, são apresentadas, por meio de uma pesquisa bibliográfica descritiva, síndromes e transtornos que podem surgir com a ação do que muitas vezes é intitulado e considerado apenas como uma “brincadeirinha”, desmistificando este conceito, abordando o significado de uma prática que resulta em consequências, como emoções negativas e aspectos depressivos.

Biografia do Autor

Bruna de Sá, Universidade Positivo

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Positivo

Josiane Cristina Rabac Stahl, Universidade Positivo

Mestre em Educação e professora da Universidade Positivo

Maiara Veronica Piroski dos Anjos, Universidade Positivo

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Positivo

Sarah Rodrigues de Lara, Universidade Positivo

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Positivo

Publicado
2022-08-30
Como Citar
SÁ, B. DE; STAHL, J. C. R.; ANJOS, M. V. P. DOS; LARA, S. R. DE. Projeto “não é só uma brincadeirinha!” Cyberbullying têm consequências sim! Cyberbullying no ambiente escolar: consequências e intervenção. EntreAções: diálogos em extensão, v. 3, n. 1, p. 55-66, 30 ago. 2022.