Projeto Jovem Doutor

educação, saúde e protagonismo estudantil pelo bem-estar

  • Pã da Silva Lôpo Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB)
  • Vanessa Souto Paulo Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB)
  • Prudence Secchin de Sousa Vaz Sampaio Ribeiro Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB)
  • Marco Paulo Vaz Sampaio Ribeiro Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB)
  • Vanner Boere Souza Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB)
  • Ita de Oliveira e Silva Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB)
Palavras-chave: educação em saúde, Jovem Doutor, ensino

Resumo

O Projeto Jovem Doutor visa aproximar o grupo-alvo dos temas abordados por meio de uma linguagem descomplicada e acessível, objetivando promover maior propagação dos conhecimentos adquiridos, seguindo, assim, os eixos prioritários da Atenção Primária. Nesse sentido, o objetivo foi implementar o Projeto Jovem Doutor em cinco unidades da rede pública de ensino, considerando sua potencialidade em tornar os indivíduos protagonistas no processo de construção do aprendizado, compartilhando informações referentes à promoção de saúde e prevenção de doenças. A implantação do Projeto Jovem Doutor, município de Itabuna, considerou o apoio da Coordenação de Atenção Básica e da Saúde Escolar, foram incorporados à equipe de execução do projeto, profissionais da saúde que atuam na Atenção Básica (Enfermeiro, médica, odontologista, nutricionista, educador físico) e que apoiaram os estudantes na realização das atividades. Nesse contexto, este projeto propõe organizar e capacitar as Equipes de Aprendizagem Ativa (EAA) para implantar o Projeto Jovem Doutor (PJD) na rede pública de ensino do município de Itabuna - BA. Para isso, através de oficinas virtuais, pretende-se estudar com profundidade temas pertinentes ao enfrentamento à pandemia de coronavírus.Com a implementação positiva de um projeto dessa envergadura e abrangência, espera-se que o Jovem Doutor consiga, através dos conteúdos trabalhados nas oficinas, transformar os alunos aprendizes em agentes multiplicadores capacitados na propagação de conhecimentos promotores de saúde.

Biografia do Autor

Pã da Silva Lôpo, Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB)

Graduando em Biomedicina e mestrando em Ciências e Sustentabilidade pela UFSB.

Vanessa Souto Paulo, Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB)

Graduanda em Bacharelado interdisciplinar em Ciências e mestranda em Saúde, Ambiente e Biodiversidade pela UFSB.

Prudence Secchin de Sousa Vaz Sampaio Ribeiro, Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB)

Graduanda em Bacharelado interdisciplinar em Ciências e mestranda em Ciências e Tecnologias Ambientais pela UFSB.

Marco Paulo Vaz Sampaio Ribeiro, Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB)

Graduando em Biomedicina e mestrando em Ciências e Sustentabilidade pela UFSB.

Vanner Boere Souza, Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB)

Doutor e docente da Universidade Federal do Sul da Bahia.

Ita de Oliveira e Silva, Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB)

Doutora e docente da Universidade Federal do Sul da Bahia.

Publicado
2024-06-01
Como Citar
LÔPO, P. DA S.; PAULO, V. S.; RIBEIRO, P. S. DE S. V. S.; RIBEIRO, M. P. V. S.; SOUZA, V. B.; SILVA, I. DE O. E. Projeto Jovem Doutor: educação, saúde e protagonismo estudantil pelo bem-estar . EntreAções: diálogos em extensão, v. 4, n. 2, p. 83-97, 1 jun. 2024.