Políticas públicas de gênero na escola
debate e reflexão crítica
Resumo
A questão de gênero e violência contra a mulher, aliada à desigualdade social e ao respeito à diversidade, são temas que mobilizam amplos setores da sociedade. O objetivo do artigo é apresentar a atuação do subprograma Núcleo de Estudos de Gênero e o enfrentamento da violência contra a mulher em uma escola de referência no estado. O programa de formação em gênero da Secretaria de Estado da Mulher de Pernambuco atua no campo da educação formal em todos os níveis de escolaridade com o objetivo de incorporar a discussão de gênero nas escolas e promover a inflexão da cultura patriarcal responsável pelas desigualdades entre homens e mulheres na sociedade. Com base na experiência com o projeto de extensão da Universidade Federal Rural de Pernambuco, denominado Observatório da Mulher, cuja ação consistia em acompanhar e avaliar as atividades de um grupo de estudantes, pretendemos apreciar a contribuição e as dificuldades encontradas na sua realização. A metodologia qualitativa norteou a pesquisa por meio de observação de campo e técnicas de entrevista. É importante reconhecer as ações afirmativas do Estado na promoção da questão de gênero nas escolas, considerando que a educação é um fator fundamental no combate à violência contra a mulher e no combate à violência contra a comunidade LBTQI +. O referido programa amplia o conceito de gênero na escola e privilegia uma visão pluralista e democrática dos alunos da rede pública, em prol da reflexão crítica e da promoção da igualdade.
Copyright (c) 2022 EntreAções: diálogos em extensão
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.