Políticas públicas de gênero na escola

debate e reflexão crítica

  • Grázia Cardoso Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
  • Andréa Sales Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas do Cabo de Santo Agostinho (FACHUCA)
  • Ernandes Tavares Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
Palavras-chave: Gênero, Políticas Públicas, Escola

Resumo

A questão de gênero e violência contra a mulher, aliada à desigualdade social e ao respeito à diversidade, são temas que mobilizam amplos setores da sociedade. O objetivo do artigo é apresentar a atuação do subprograma Núcleo de Estudos de Gênero e o enfrentamento da violência contra a mulher em uma escola de referência no estado. O programa de formação em gênero da Secretaria de Estado da Mulher de Pernambuco atua no campo da educação formal em todos os níveis de escolaridade com o objetivo de incorporar a discussão de gênero nas escolas e promover a inflexão da cultura patriarcal responsável pelas desigualdades entre homens e mulheres na sociedade. Com base na experiência com o projeto de extensão da Universidade Federal Rural de Pernambuco, denominado Observatório da Mulher, cuja ação consistia em acompanhar e avaliar as atividades de um grupo de estudantes, pretendemos apreciar a contribuição e as dificuldades encontradas na sua realização. A metodologia qualitativa norteou a pesquisa por meio de observação de campo e técnicas de entrevista. É importante reconhecer as ações afirmativas do Estado na promoção da questão de gênero nas escolas, considerando que a educação é um fator fundamental no combate à violência contra a mulher e no combate à violência contra a comunidade LBTQI +. O referido programa amplia o conceito de gênero na escola e privilegia uma visão pluralista e democrática dos alunos da rede pública, em prol da reflexão crítica e da promoção da igualdade.

Biografia do Autor

Grázia Cardoso, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Dra. em Antropologia. Professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Andréa Sales, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas do Cabo de Santo Agostinho (FACHUCA)

Ms. em Ciência Política. Professora da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas do Cabo de Santo Agostinho (FACHUCA) e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de Alagoas (PPGE/UFAL).

Ernandes Tavares, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Discente do Curso de Ciências Sociais da UFRPE. Bolsista de Extensão (BEXT/2019).

Publicado
2022-01-21
Como Citar
CARDOSO, M. G. C.; SALES, A. M.; SILVA, E. L. T. DA. Políticas públicas de gênero na escola: debate e reflexão crítica. EntreAções: diálogos em extensão, v. 2, n. 2, p. 56-69, 21 jan. 2022.